Você sabe quais são as 4 funções básicas da administração?
Planejamento, organização, liderança e controle são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas.
Veja a seguir, como essas ações podem ser aplicadas à administração de condomínios:
Planejamento: momento de identificar as necessidades e traçar objetivos, prazos e metas do condomínio, norteando assim o processo decisório.
Organização: depois de planejar suas estratégias e ações, é hora de organizar as atividades. Nessa etapa, o condomínio deve olhar para os seus recursos (financeiros, humanos e materiais) e definir a estrutura administrativa e a divisão de trabalho.
Liderança: baseada no planejamento e orientada pela organização, a liderança é a função administrativa responsável por conduzir o condomínio aos seus objetivos. A liderança é uma função administrativa essencialmente voltada para as relações interpessoais.
Controle: agora é hora de monitorar o desempenho do condomínio e verificar, por meio de indicadores, se o planejamento foi executado como esperado.
Como as funções se inter-relacionam, é preciso ter indicadores definidos na etapa do planejamento para que o controle avalie as métricas corretas e verifique se os objetivos foram atingidos. Dessa forma, é possível identificar oportunidades de ajustes e prevenções, de olho na melhoria contínua da rotina condominial.
Dessa forma, temos uma administração mais fluída e assertiva.
E você, já conhecia as 4 funções?