Comunicação assertiva: Forma e Frequência
Muitos de nós passamos diariamente por situações onde precisamos explicar diversas vezes um pensamento simples, para que à outra pessoa possa nos entender. Isso geralmente acontece por falta da assertividade na comunicação, seja ela dada pela falta de conhecimento, pela falta de clareza ou, até mesmo, por conta do domínio do assunto, o uso de termos técnicos que não ficam claros para todos. E isso sem levar em consideração o meio que está sendo utilizado para realizar a comunicação.
Por isso, para um síndico ser compreendido pelos condôminos e educá-los sobre a vida condominial, é preciso utilizar uma comunicação estratégica, conhecendo as ferramentas de comunicação disponíveis e os hábitos dos moradores, tornando-se mais fácil ser assertivo quando preciso for.
Para uma comunicação assertiva é necessário ter em mente dois importantes pontos:
• Qualidade do conteúdo;
• Forma de se comunicar;
Lembre-se, o objetivo do síndico é chamar a atenção para o que ele está dizendo, sendo assim, não tente passar toda a informação de uma só vez, pois esse excesso adicionado a um mau momento do condômino pode gerar um péssimo resultado, além dele não prestar atenção, ele certamente não irá entender, o que ativa o mecanismo do negacionismo, onde ele não entende e discorda. Então, entregue algo que passe um nível intelectual elevado sobre o assunto, mas, é claro, de uma forma que seja compreendida por todos. Não adianta ter todo o conhecimento do mundo se não soubermos como transmiti-lo.
O segundo ponto, mas certamente de grande importância, é onde você irá se comunicar. Sabemos que a informação é rapidamente disseminada nos dias de hoje, pois possuímos multiplataformas que nos permitem a comunicação 24 horas por dia e de inúmeras maneiras, por isso conhecer essas plataformas é de suma importância para o síndico. Com uma informação enxuta, simples e direta em mãos, as formas para divulgá-la são amplas, as mais utilizadas atualmente são:
• WhatsApp;
• E-mail;
• SMS;
• Site do condomínio;
• Site da administradora;
• Painéis digitais;
• Mídias sociais;
• Cartazes nos elevadores e áreas comuns;
• Informes impressos;
Pelo menos um desses canais é utilizado pelos condôminos e, dificilmente, todos irão utilizar o mesmo canal, por isso a comunicação multiplataforma se faz importante dentro do organismo condominial.
Alinhando os dois pontos da comunicação assertiva, com treinamento dos funcionários para uma resposta cordial e clara para os condôminos e uma frequência informativa, o sindico além de ser compreendido, acaba criando uma boa cultura comunicativa com todos do condomínio.