O sonho da casa própria é uma realidade na vida de todos nós brasileiros.
Seja para moradia ou investimentos, sempre vislumbramos o nosso pedacinho do paraíso.
Sabemos que esse assunto levanta diversas dúvidas: Mas como financiar? Como funcionam as taxas? É um bom momento?
Muita calma! Estamos aqui para mostrar que esse processo está mais simples, com taxas atrativas.
O primeiro passo é manter os pés no chão, entender o que o mercado está praticando e até onde pode ir nessa aquisição, dessa forma, garante uma boa negociação.
Depois vamos para dados importantes de 2020, como a taxa Selic (taxa básica de juros) chegou ao nível mínimo de 2% ao ano, o financiamento está bem mais barato.
Para esse cenários aos futuros investidores, temos um aumento de preços bem pequeno, por vezes abaixo da linha da inflação, tornando-se o combo perfeito para quem quer comprar.
Com todo esse cenário, de acordo com o comparador de juros Melhor taxa, a média praticada pelo mercado é de 7,16% ao ano mais a correção da taxa referencial (TR), que hoje está em zero.
Então atenção, nada de aceitar taxas de 10% e 11%.
Agora vamos dar nome as instituições que estão praticando essas taxas e classificar as melhores.
Até Setembro.2020 a Caixa tinha a melhor taxa, sendo ela a partir de 6,95% ao ano mais TR. O Santander veio logo atrás, visto que tinha baixado a taxa para a partir de 6,99% ao ano, tornando-se assim o banco privado com juros mais baixos.
Mas então o Itaú chegou com uma modalidade que já vinha sido ofertada desde Abril a pessoas jurídicas e agora se estendeu as pessoas físicas.
Financiamento indexado pela poupança. Isso quer dizer que a linha de crédito terá um componente fixo de 3,99% ao ano + uma variável atrelada ao rendimento da poupança, que no cenário atual corresponde a 70% do Selic.
Tudo isso nos mostra que a taxa final fica em 5,39% ao ano, menor do que as atreladas ao TR, pelo próprio banco.
Ah! Em paralelo com isso o Itaú também lançou a redução para TR mais 6,9% a taxa de sua linha de crédito imobiliário convencional, e aumentou de 80% para 90% o valor financiável do imóvel.
Não ficando atrás, a Caixa Econômica Federal anunciou ontem 14.10.2020 juros do financiamento da casa própria. Aos que já possuem a modalidade contratada, abriu a opção de pagar apenas uma parte da prestação por até seis meses. Importante salientar que essa flexibilização é analisada de acordo com o perfil do consumidor e não se trata de um DESCONTO e no futuro a diferença deve ser quitada.
Um adendo é que as novas taxas da Caixa começam a valer a partir do dia 22 de Outubro e são apenas para novos financiamentos.
Lembre-se, os bancos concedem a taxa de acordo com uma avaliação de risco, feita do seu perfil. Seu histórico de crédito e pontuação em birôs é muito importante e impacta na hora de avaliar.
Listamos algumas instituições e suas taxas:
Taxas mínimas anunciadas em financiamento atrelado à TR no SFH
Instituição
Taxas mínimas de crédito imobiliário:
- Caixa A partir de 6,25% ao ano + TR (Caiu de 6,5% + TR (Taxa Referencial, hoje zerada) para 6,25% + TR, e o teto passou de 8,5% + TR para 8% + TR).
- Itaú 5,39% indexado a poupança.
- Santander A partir de 6,99% ao ano + TR
- Banco do Brasil Entre 7,99% + TR até 8,45% + TR a depender do prazo do financiamento.
- Bradesco A partir de 7,1% ao ano + TR
*** Taxas consultadas no dia 21 de Outubro de 2020***
Fonte: Sites dos bancos.
Agora sim! O primeiro passo foi dado.
Para entender mais, sobre todos os encargos de um financiamento acompanhe nosso blog e redes sociais.
urban farm girl arnprior
I reserve the right to love many different people at once, and to change my prince often