Função Síndico: O Síndico deve estar disponível durante 24h?
- O Síndico deve estar disponível durante 24h?
Dificilmente, alguém consegue ficar 24 horas por conta de alguma coisa, concordam? No caso do síndico, a situação é igual. Independentemente de ele ser ou não remunerado, nem sempre há necessidade dele ser acionado em qualquer dia ou horário. Ele deve, sim, estar sempre atento e disposto a buscar soluções. Entretanto, o condomínio deve contar com uma administradora para dar suporte, pois é a prestadora de serviço que oferece soluções práticas. Muitas coisas, inclusive, podem ser resolvidas por meio de um contato direto de um condômino com a administradora.
- Canais oficiais de Comunicação
Se o síndico precisa ser acionado ou avisado sobre alguma situação, mas não se trata de nada urgente, evite o telefone e use um e-mail, mensagens de texto ou de WhatsApp, por exemplo, opções que permitem um retorno posterior.
- O papel do subsíndico e do conselho
É sempre recomendável que condomínios tenham um subsíndico. Em caso de demandas urgentes e que necessitam da presença do síndico, mas ele está ausente, um substituto pode resolver várias situações. Indicamos, também, que condomínios maiores tenham, além de síndico e subsíndico, um conselho administrativo. Compartilhar tarefas e responsabilidades é sempre prudente.
- Muitas coisas podem ser resolvidas pelo próprio condômino
A responsabilidade pelo cuidado com um condomínio deve ser compartilhada com todos os condôminos. Muitas providências, ainda que provisórias, podem ser tomadas por qualquer pessoa. Exemplos: O portão da garagem estragou? Qualquer morador deve ter acesso à chave manual (ou cada um ter a sua) para abrir ou fechar o portão até que o serviço de assistência técnica seja acionado.Identificou um vazamento de água? É importante que qualquer condômino possa providenciar o fechamento imediato do registro. Se isso aconteceu no seu prédio e você não sabe como agir, peça auxílio a outro vizinho, caso o síndico esteja ausente.